Bem vindo ao site de contabilidade da D’Atas Contabilidade

Área do Cliente

Área do administrador

Para ter sucesso no mundo das franquias

Uma das tarefas mais complexas do líder de uma franquia é lidar com gente

Autor: Adir RibeiroFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Uma das fases mais críticas para quem resolve empreender por meio do sistema de franquias é a escolha do franqueador. São centenas de opções de marcas, segmentos e investimentos.

Ao passar esse momento, quando o negócio já está montado, é inevitável aquela sensação de dever cumprido.

Entretanto, é aí que mora o perigo, pois os primeiros meses da operação são cruciais para o sucesso da empreitada.

É de suma importância que o franqueado tenha (ou adquira) o domínio total do funcionamento do negócio, seus detalhes e aspectos fundamentais para que o padrão seja seguido e o cliente, ao ser atendido, não forme uma percepção negativa.

Com mais conhecimento é possível gerenciar melhor e saber com precisão quais são as alavancas que geram os resultados.

Conhecer os fatores críticos garante maior estabilidade e mantém os padrões dentro das conformidades estabelecidas pela franqueadora.

Além disso, facilita o relacionamento com a equipe, que terá mais confiança no líder.

Outro ponto fundamental é conhecer e estar convencido de quais são os valores da marca, qual é o seu posicionamento e a sua missão.

Afinal, os franqueados são os fiéis defensores de determinada bandeira perante o mercado.

Uma das tarefas mais complexas do líder de uma franquia é lidar com gente, seres humanos imperfeitos na sua essência e muitas vezes despreparados para exercer tal posição, das mais simples às mais complexas.

Gente faz a diferença nos negócios, mas a liderança tende a ser responsável por construir um ambiente de integração entre todos e que é percebido pelos clientes. Ou seja, ninguém resiste a um serviço eficiente, em um ambiente mágico e realizado por pessoas encantadoras, que acreditam no negócio e transbordam motivação para conseguir o encantamento do público.

Além do cuidado com a equipe, outra preocupação deve ser a gestão do negócio.

Essa gestão deve ser bem acompanhada desde o primeiro momento, apesar de que ela passa a ter importância maior com o decorrer do tempo, quando séries históricas são formadas e possibilitam melhores tomadas de decisão.

Por isso, avaliar constantemente os indicadores-chave de desempenho é fundamental, pois só pode ser melhorado o que é controlado.

Não basta participar de uma rede de franquias e acreditar que o negócio será constantemente desenvolvido e aperfeiçoado pelo franqueador.

É óbvio que o dono da marca estará acompanhando o ritmo do mercado e promovendo as mudanças necessárias, mas isso exigirá franqueados e equipes mais bem preparadas.

Uma recomendação que pode fazer diferença é participar de todos os programas de treinamento sugeridos e convocados pela franqueadora, bem como de outros programas externos.

O ideal é proporcionar um ambiente de aprendizagem para todos da equipe e se manter aberto às mudanças.

Com o passar dos meses, depois da fase crítica de implantação, é comum o empreendedor relaxar; no entanto, é importante estabelecer metas de crescimento para manter a chama acesa.

Mais do que o plano de negócios com objetivos bem definidos, é salutar ter metas ambiciosas e audaciosas, porém realistas, que servirão de direcionamento para a busca de resultados.

Sem esquecer, é claro, de alinhar as pessoas da equipe na busca dessas metas e resultados, garantindo-lhes um rumo.

Outra dica é revisar constantemente o plano e incluir seus sonhos pessoais, como a compra de uma casa, a troca de um carro, a realização de uma viagem com a família ou a conclusão de um curso no exterior.

Sempre que metas do negócio estão atreladas a metas pessoais, a chance de realizá-las é muito maior, pois passam a ter um sentido mais amplo.