Bem vindo ao site de contabilidade da D’Atas Contabilidade

Área do Cliente

Área do administrador

Inteligência artificial generativa pode impactar 300 milhões de empregos, estima Goldman Sachs

Relatório do banco aponta que o uso da tecnologia, que está por trás de ferramentas como o ChatGPT, pode automatizar tarefas de profissionais de áreas diversas

Uma pergunta vem à mente quando falamos do avanço da inteligência artificial generativa, utilizada em ferramentas como o ChatGPT e o MidJourney: como elas podem impactar o mercado de trabalho? Um relatório do Goldman Sachs alerta que essas tecnologias podem gerar mudanças significativas, afetando cerca de 300 milhões de empregos ao redor do mundo.

Segundo a CNBC, a projeção é de que, nos Estados Unidos e na União Europeia, dois terços dos profissionais terão suas funções automatizadas, em algum grau, por ferramentas de inteligência artificial.

Funcionários administrativos, advogados, engenheiros e arquitetos são os que têm o maior percentual de tarefas que podem ser automatizadas. Já os trabalhos que exigem mais esforço físico, como serviços de limpeza, manutenção de edifícios e construção, são os menos expostos à tecnologia.

Segundo o banco, as ferramentas também têm potencial de gerar um significativo aumento de produtividade, impulsionando o crescimento do PIB global em até 7%.

Impacto ao redor do mundo

De acordo com a análise, Hong Kong, Israel, Japão, Suécia e Estados Unidos devem ser os países com maior impacto da IA nas tarefas dos trabalhadores. Já a China continental, Nigéria, Vietnã, Quênia e Índia são os países com profissionais menos propensos a ver seu trabalho sendo substituído pela tecnologia.

Embora os dados mostrem que a IA pode afetar o mercado de trabalho, o banco ressalta que ainda não se sabe qual será o tamanho desse impacto.